xat

Alckmin vai usar esgoto tratado para abastecimento na Guarapiranga



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (5) que vai construir uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) na Zona Sul de São Paulo, para gerar dois metros cúbicos de água por segundo para abastecer a represa de Guarapiranga. A obra deve ser entregue em dezembro de 2015.

De acordo com o governador, o esgoto será captado na altura da Ponte Transamérica de um emissário que passa margeando o Rio Pinheiros e que hoje vai para a Estação de Tratamento de Barueri. O esgoto será enviado então para essa Epar, que ficará perto do Autodromo de Interlagos.
"Vamos gerar nessa EPAR dois metrôs c[ubicos por segundo de água de reúso, que tem duplo tratamento. Trata o esgoto e trata novamente para poder se utilizar. Dessa estação EPAR você faz uma adutora e joga água dentro da Guarapriranga. Esse é o grande caminho das grandes metrópoles. Cada ter mais água de reúso ", disse o governador.

"Esses dois metros que nós estamos tirando a mais do Guarapiranga serão compensados pela água de reúso", afirmou  governador.
O diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, afirmou que essa é a primeira estação de água de reúso a ser lançada em manancial.  Uma outra alternativa está em planejamento e deve ser construída até 2015.
"Nós temos mais uma alternativa que é aproveitamento de água de reúso da ETE Barueri que esta sendo encaminhado à represa Isolina que produz no Baixo Cotia. Estaremos duplcando a capacidade da ETA Baixo Cotia, que tem capacidade de 1 m³ por segundo. Isso atenderia toda a região Oeste da cidade de São Paulo que hoje é abastecida pelo Sistema Cantareira. A meta é concluir em 2015."

Nenhum comentário: